Educação além da escola: acolhida a outros saberes

Autores

  • Eliana Perez Gonçalves Moura Universidade Feevale – Novo Hamburgo
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale – Novo Hamburgo

Palavras-chave:

Prática de Ensino, Educação, Transdisciplinaridade, Papéis Sociais

Resumo

Nossa inserção na temática da educação no campo social advém de pesquisas que se baseiam nos princípios teórico-metodológicos da etnografia. Neste texto ensaiamos, na forma de um estudo teórico, nosso posicionamento sobre as práticas de educação além da escola, ancorado em quatro eixos balizadores. São eles: a urgente superação do debate sobre suas diversas formas de nomeação; o olhar mais minucioso para a questão da intencionalidade presente (ou não) nas práticas de educação no campo social; uma concepção ampliada de educação, designando-a como uma prática social que é também um ato político; a possibilidade de instauração de outras bases teóricas para uma prática de educação que se constitua, pela atitude de abertura e acolhimento, um corpo de saberes transdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Perez Gonçalves Moura, Universidade Feevale – Novo Hamburgo

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale – Novo Hamburgo

Downloads

Publicado

31-08-2010

Como Citar

Moura, E. P. G., & Zucchetti, D. T. (2010). Educação além da escola: acolhida a outros saberes. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 629–648. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/180

Edição

Seção

Outros Temas