Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber
Palavras-chave:
Educação de adultos, MOBRAL.Resumo
O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).