Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber

Auteurs-es

  • Marta Kohl de Oliveira

Mots-clés :

Educação de adultos, MOBRAL.

Résumé

O problema de transmissão do conhecimento pela escola a adultos que freqüentam os cursos do MOBRAL tem sido objeto de minhas reflexões, enquanto professora de um desses cursos. A leitura do texto de Guiomar Namo de Mello, Ensino de 1º grau: direção ou espontaneísmo?, veio ao encontro dessas reflexões, provocando sua sistematização e aprofundamento. Embora o referido texto diga respeito ao ensino regular de 1º grau, considero que a questão discutida se aplica com muita prioridade a ensino supletivo de 1º grau para adultos. Esse ensino é dirigido quase que exclusivamente das classes trabalhadoras, que não tiveram acesso a educação escolar nos seus primeiros anos de vida e para quem os cursos supletivos são a única fonte onde podem buscar essa riqueza social da sociedade letrada: o saber escolar.

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Biographie de l'auteur-e

Marta Kohl de Oliveira

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Publié-e

1981-02-28

Comment citer

Oliveira, M. K. de. (1981). Cursos para adultos de escolaridade tardia: um caso agudo de barateamento do saber. Cadernos De Pesquisa, (36), 92–94. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1582

Numéro

Rubrique

Temas em Debate