Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína

Palavras-chave:

Pesquisa Participante, Planejamento da Educação

Resumo

Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins – Campus de Araguaína

Downloads

Publicado

31-08-2011

Como Citar

Silva, W. R. (2011). Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa. Cadernos De Pesquisa, 41(143), 582–605. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104

Edição

Seção

Outros Temas