Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90
Mots-clés :
Reforma Universitária, História da Educação, Instituições de EnsinoRésumé
A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores?Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).