Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?

Auteurs-es

  • Eduardo Alcântara de Vasconcellos

Mots-clés :

Políticas Públicas, Educação Rural, Agrupamento de Escolas

Résumé

O agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos.

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Biographie de l'auteur-e

Eduardo Alcântara de Vasconcellos

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Publié-e

1993-08-31

Comment citer

Vasconcellos, E. A. de. (1993). Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?. Cadernos De Pesquisa, (86), 65–73. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/940

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