Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova
Mots-clés :
Cinema Educativo, Escola Nova, Década de 20, Ciências FísicasRésumé
A partir da Reforma Fernando de Azevedo (1927-1930) no Distrito Federal, o artigo discute aspectos da Escola Nova nos anos 20, especialmente a ênfase no ensino baseado na experiência, em oposição ao ensino verbalista. Comenta como as referências das ciências físicas - laboratórios e experimentação - oferecem suporte para a constituição de um campocientífico ao discurso educacional. Por fim, apresenta o cinema como síntese desse movimento entre Física e Escola Nova. Versão aplicada da ciência, o cinema traz à sala de aula a possibilidade de vivenciar fatos, até então relatos do ensino verbalista.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).