Universidade e formação de professores: uma perspectiva histórica
Mots-clés :
Universidade, Formação de Professores, EducadorRésumé
A universidade brasileira, de forma geral, tem-se mostrado incapaz de equacionar o problema da formação de professores. Propomo-nos refletir sobre as idéias e as ideologias que deram forma aos projetos de criação dos cursos de licenciatura no país. Tais cursos surgiram nos anos 30, no âmbito de algumas das nossas experiências universitárias mais significativas. Damos especial destaque às experiências da Universidade do Distrito Federal, da Universidade de São Paulo e da Universidade do Brasil.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).