Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia

Auteurs-es

  • Bernard Charlot Université de Paris VIII

Mots-clés :

Relação com o Saber, Relação com a Escola, Estudantes Carentes

Résumé

Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco.

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Biographie de l'auteur-e

Bernard Charlot, Université de Paris VIII

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Publié-e

1996-05-31

Comment citer

Charlot, B. (1996). Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos De Pesquisa, (97), 47–63. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/803

Numéro

Rubrique

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