Conflitos teóricos na evolução da didática
Mots-clés :
Didática Geral, Didáticas Especiais, Evoluções TeóricasRésumé
O trabalho apresenta uma análise teórica da evolução da Didática a partir de uma pesquisa da matriz disciplinar de origem e dos conflitos posteriores, incluindo os relativos a campos de interesse da comunidade acadêmica. Delineia, em particular, o impacto que a influência da escola crítica em Ciências Sociais e em Educação tem causado na matéria, produzindo um impasse metodológico e pondo em questão a base normativa da Didática. Assim, enfoques atuais na teoria didática são revelados, seus problemas e derivações, algumas vezes, duvidosas. Uma demarcação da Didática Geral e das Didáticas Especiais recebe particular tratamento, com a revisão crítica de produções bibliográficas atuais, apontando para possíveis campos de desenvolvimento e integraçãoTéléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).