Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e locais

Auteurs-es

  • Maria Alice Setubal CEMPEC

Mots-clés :

Gestão Participativa, Autonomia da Escola, Políticas Locais, Democratização, Qualidade do Ensino

Résumé

Esta é uma reflexão sobre o potencial da instituição escolar como articuladora entre macro e micro políticas, trazendo o exemplo de uma administração municipal brasileira atual. As diretrizes educacionais em vigor no país refletem a visão da escola como pólo potencialmente transformador, com imprescindível função social para a comunidade em que atua. A diversidade dos contextos locais requer mudanças no atual modelo de gestão pública, mobilizando a sociedade civil para participar de forma efetiva. Dada sua inserção privilegiada, a escola, desde que assuma ela também formas de gestão participativa, aparece como locus de articulação entre políticas nacionais e locais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Alice Setubal, CEMPEC

Téléchargements

Publié-e

1998-11-30

Comment citer

Setubal, M. A. (1998). Escola como espaço de encontro entre políticas nacionais e locais. Cadernos De Pesquisa, (102), 121–133. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/743

Numéro

Rubrique

Outros Temas