Magistério primário em Portugal: conquista feminina no início do século XX
Mots-clés :
Magistério Primário, Feminização, Imprensa Feminina e EducacionalRésumé
O século XX, nos seus anos iniciais, encontrou em Portugal uma sociedade na qual os papeis tradicionais ligados ao sexo foram assimilados ideologicamente e aceitos por homens e mulheres. A identidade feminina, resguardada no recato domestico, convivia com uma sociedade repleta de valores,expectativas e preconceitos que compunham seu arcabouço indeterminavam os costumes. A transgressão e os questionamentos dos papeis sexuais deveu-se a umas poucas mulheres letradas que deslocaram a questão para além da esfera doméstica através de publicações de seus escritos na imprensa periódica educacional e feminina. A analise dessa imprensa permitiu entrever a situação profissional das professoras primárias, suas lutas e conquistas no período, além de derrubar mitos que fazem com que os atributos de desvalorização e feminização da profissão sejam considerados sinônimo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).