La créativité dans le quotidien des jeunes : le rôle de l’école et de l’expérience

Auteurs-es

Mots-clés :

Créativité, École, Jeunesse, Expérience Sociale

Résumé

Ce travail analyse dans quelle mesure l’expérience scolaire et les manifestations créatives du quotidien sont liées. Une recherche qualitative et socio-historique a été réalisée à l’aide d’entretiens semi-directifs menés auprès de sept jeunes élèves. Les résultats ont été analysés à partir des noyaux de sens qui s’en sont dégagés. L’expérience sociale, aux principes hétérogènes, a été saisie comme une manière de désigner des comportements, produits à partir de la combinaison de différentes logiques d’action. Les jeunes interrogés se sont tous considérés comme créatifs. L’expérience scolaire est apparue liée à la créativité dans la vie quotidienne dans la mesure où les élèves y ont reconnu les réseaux d’espaces déjà présents dans leur propre expérience juvénile. L’école, et ce qu’elle représentait pour eux, n’a pas été interprétée comme un locus significatif pour l’expérience des acteurs.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alcimar Enéas Rocha Trancoso, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maceió (AL), Brasil

Sociólogo, doutor em educação (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, 2018), com mestrado em Psicologia também pela UFAL (2012). É especialista em Liderança de Organizações Não Governamentais (Leadership Development) pela Eastern University/Pennsylvania - USA (2004) e em Cooperativismo de Produção pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009). Atualmente exerce a função de Gestão em Pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é consultor independente em efetividade e qualidade de projetos sociais. Tem experiência profissional nas áreas de gestão de programas e projetos sociais focados na infância e juventude e gestão de ONG. Tem interesse de pesquisa nas temáticas: infância, juventude, vulnerabilidade (incluindo indicadores sociais) e processos de resistência.

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maceió (AL), Brasil

Pesquisadora PQ 2 - CNPq, é doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), que incluiu um estágio de doutorado na França pela Universidade Paris 13 (CAPES-COFECUB). É mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001), com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e em 2016/2017 sob a supervisão da Profa. Dra. Christine Delory-Momberger pela Universidade Sorbonne Paris Nord - Paris 13. Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP, iniciou a docência no ensino público em 1989 a 2001 como docente de História no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Participou do programa MOVA-SP a partir de 1991, integrando, no ano seguinte, a equipe de formação de educadores populares desse programa. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL), faz parte da Rede Internacional de Relação com o Saber (REPERES), coordenada por Bernard Charlot: (http://redereperes.wixsite.com/reperes). Integra o "Põle Initiatives Recherche Biographique en Education" e do "Collège International de Recherche Biographique en Éducation" (CIRBE), do Centro de Pesquisa EXPERICE, Universidade Sorbonne Paris Nord - Paris 13. As pesquisas focalizam relação com o saber e processos de biografização (pesquisa biográfica) de juventudes em Alagoas, suas culturas juvenis, sua condição juvenil, as políticas para as juventudes, formação de professores, com ênfase na experiência escolar e relação com os estudos dos jovens estudantes do ensino médio e do ensino superior. Consultora Ad hoc CNPq. É professora no Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL, com a disciplina "Juventudes e Escolarização", seminário de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação", como também trabalha como docente no cursos de Licenciatura nesta mesma instituição com as disciplinas "Didática" e "Juventudes e cultura escolar".

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Publié-e

2021-08-02

Comment citer

Trancoso, A. E. R., & Reis, R. (2021). La créativité dans le quotidien des jeunes : le rôle de l’école et de l’expérience . Cadernos De Pesquisa, 51, e07308. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7308

Numéro

Rubrique

Éducation de Base, Culture, Programme d’Études