Inovando o ensino da ortografia na sala de aula
Mots-clés :
Ortografia, Processo Ensino-Aprendizagem, Prática de Ensino, Pesquisa ExperimentalRésumé
Este estudo objetivou desenvolver e avaliar os efeitos de uma prática pedagógica alternativa para o ensino das regras ortográficas contextuais pela qual a criança pudesse construir compreender e explicitar os princípios ortográficos, e fazer uso gerativo destes. O estudo, do qual participaram crianças de 1ª e 2ª séries do 1º grau, constou de cinco etapas. A primeira envolveu a capacitação do professor. Na segunda, foram constituídos três grupos para cada série, dos quais um experimental e dois de controle devidamente emparelhados. Na terceira etapa, pré-teste, foi verificado o nível de ortografia das crianças e selecionada a regra a ser trabalhada na etapa de intervenção. Durante a intervenção, os grupos foram submetidos a diferentes formas de ensino da ortografia. Os grupos experimentais estiveram expostos à prática alternativa descrita neste trabalho, enquanto os grupos-controle ficaram sujeitos às práticas já vigentes em suas escolas. A quinta etapa constou de dois pós-testes a fim de testar e comparar o progresso e a estabilidade dos grupos quanto à aquisição ortográfica. Os resultados obtidos revelam uma significativa superioridade das crianças dos grupos experimentais frente aos grupos-controle quanto ao progresso na aquisição da regra trabalhada. No entanto, é importante considerar que tais resultados estão restritos às regras de contexto ou às questões ortográficas regidas por princípios ou normas e que não há transferência da aprendizagem de uma regra para outra, tornando-se necessário trabalhar cada uma das regras como um domínio específico.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).