Enfances et recherches pour la mise en oeuvre de pédagogies décolonisantes

Auteurs-es

Mots-clés :

Infâncias, Pesquisa, Educação Infantil

Résumé

Resenha de:

SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Macéio: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. 173p.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Artur Oriel Pereira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP), Brasil

Mestrando em Educação na Linha Educação e Ciências Sociais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Sociopsicologia, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Letrólogo. Pedagogo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - Culturas Infantis. Professor da Secretaria de Educação, Prefeitura de São Paulo, SP, Brasil.

Références

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Fora do jogo pós-colonial. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 9-12.

ARROYO, Miguel. Descolonizar o paradigma colonizador da infância. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 27-58.

GALLO, Silvio. Ir junto: sobre os desafios de educar uma “infância maior”. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 59-70.

KOHAN, Walter Omar. A infância descolonizadora do tempo. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 85-98.

LEITE, César Donizetti Pereira. Territórios infantis: entre imagens e potências de pensamento. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 99-114.

MACEDO, Elina Elias de; SANTOS, Solange Estanislau dos. A perspectiva pós-colonial e as pesquisas com crianças. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 115-124.

SANTOS, Maria Walburga dos. Colonizações cotidianas: crianças e educação. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 147-164.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SANTIAGO, Flávio; BARREIRO, Alex; MACEDO, Elina Elias de; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. 173p.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O sentimento, a compreensão de que se pertence à humanidade começa desde sempre. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 71-84.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-31

Comment citer

Pereira, A. O. (2019). Enfances et recherches pour la mise en oeuvre de pédagogies décolonisantes. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 340–345. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6302

Numéro

Rubrique

Comptes Rendus