Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro

Auteurs-es

  • Michael F. D. Young Instituto de Educação da Universidade de Londres

Mots-clés :

Currículo, Conhecimentos Adquiridos, Desenvolvimento Cognitivo

Résumé

Este artigo reporta-se às bases epistemológicas do currículo do futuro. Inicia examinando os debates em curso sobre o impacto das mudanças curriculares na economia global. A parte principal do texto refere-se à explicação e comparação de duas teorias sociais do conhecimento - a de Emile Durkheim e a do psicólogo russo Lev Vygotsky, focalizando particularmente a questão das origens do conhecimento e a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento teórico. O autor argumenta que a abordagem genético-histórica adotada por Vygotsky precisa ser combinada com a ênfase durkheimiana na realidade social do conhecimento. Finalmente, conclui com algumas observações acerca das implicações da comparação para a teoria de currículo contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Michael F. D. Young, Instituto de Educação da Universidade de Londres

Téléchargements

Publié-e

2002-11-30

Comment citer

Young, M. F. D. (2002). Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Cadernos De Pesquisa, (117), 53–80. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/543

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque