Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro

Autores/as

  • Michael F. D. Young Instituto de Educação da Universidade de Londres

Palabras clave:

Currículo, Conhecimentos Adquiridos, Desenvolvimento Cognitivo

Resumen

Este artigo reporta-se às bases epistemológicas do currículo do futuro. Inicia examinando os debates em curso sobre o impacto das mudanças curriculares na economia global. A parte principal do texto refere-se à explicação e comparação de duas teorias sociais do conhecimento - a de Emile Durkheim e a do psicólogo russo Lev Vygotsky, focalizando particularmente a questão das origens do conhecimento e a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento teórico. O autor argumenta que a abordagem genético-histórica adotada por Vygotsky precisa ser combinada com a ênfase durkheimiana na realidade social do conhecimento. Finalmente, conclui com algumas observações acerca das implicações da comparação para a teoria de currículo contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michael F. D. Young, Instituto de Educação da Universidade de Londres

Publicado

2002-11-30

Cómo citar

Young, M. F. D. (2002). Durkheim, Vygotsky e o currículo do futuro. Cadernos De Pesquisa, (117), 53–80. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/543

Número

Sección

Tema em Destaque