Estética da sensibilidade como princípio curricular

Auteurs-es

  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Educação Estética, Diretrizes Curriculares, Filosofia da Educação

Résumé

O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

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Biographie de l'auteur-e

Rose Meri Trojan, Universidade Federal do Paraná

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Publié-e

2004-08-31

Comment citer

Trojan, R. M. (2004). Estética da sensibilidade como princípio curricular. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 425–443. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481

Numéro

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