Estética da sensibilidade como princípio curricular

Autores/as

  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Educação Estética, Diretrizes Curriculares, Filosofia da Educação

Resumen

O fato de que a estética constitua um dos princípios norteadores da organização curricular no Brasil impõe-nos uma reflexão sobre a concepção que a fundamenta e justifica. Para isso, situamos o princípio estético nos documentos normativos que definem e explicitam as atuais diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Indicamos os fundamentos que definem a concepção de estética adotada e suas relações com a ética e a política, que compõem a trilogia que deve orientar as práticas educacionais, a fim de evidenciar as intenções que se abrigam em torno da estética da sensibilidade, revelando sua funcionalidade no atual estágio de desenvolvimento do modo de produção capitalista.

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Biografía del autor/a

Rose Meri Trojan, Universidade Federal do Paraná

Publicado

2004-08-31

Cómo citar

Trojan, R. M. (2004). Estética da sensibilidade como princípio curricular. Cadernos De Pesquisa, 34(122), 425–443. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/481

Número

Sección

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