Disciplina, vigilância e pedagogia

Auteurs-es

  • Ana Lúcia Silvia Ratto Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Disciplina, Comportamento, Escolas Públicas, Pedagogia

Résumé

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças - que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio - acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

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Biographie de l'auteur-e

Ana Lúcia Silvia Ratto, Universidade Federal do Paraná

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Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Ratto, A. L. S. (2007). Disciplina, vigilância e pedagogia. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 481–510. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/366

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