Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais

Auteurs-es

  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista – Campus Rio Claro
  • Belmira Oliveira Bueno Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Mots-clés :

Formação de Professores, Professores, Leitura, Ensino Fundamental

Résumé

O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista – Campus Rio Claro

Belmira Oliveira Bueno, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Sarti, F. M., & Bueno, B. O. (2007). Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 455–479. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365

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