Ética, moral e civismo: difícil consenso

Auteurs-es

  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Políticas Educacionais, Currículos, Educação Moral e Cívica, Ética

Résumé

As discussões que envolvem o conceito de ética, moral e civismo estiveram e ainda estão presentes no campo educacional, seja através de disciplinas como Educação, Moral e Cívica; Organização Social e Política Brasileira, Estudo dos Problemas Brasileiros; pela via do Ensino Religioso, ou, mais recentemente por meio dos temas transversais. Entre os anos de 1997 e 2006, 13 proposições foram apresentadas por congressistas, procurando reintroduzir nas escolas o estudo da educação moral e civismo, ou introduzir disciplina que contemple a ética e cidadania, em busca do resgate de valores supostamente perdidos pela sociedade. Realizamos uma pesquisa sobre essas proposições, seus autores e suas justificativas. Buscamos problematizar a ambigüidade no discurso e na prática política dos parlamentares e refletir sobre as dificuldades de consenso em torno dos valores pretendidos pelos projetos parlamentares.

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Publié-e

2007-08-31

Comment citer

Amaral, D. P. do. (2007). Ética, moral e civismo: difícil consenso. Cadernos De Pesquisa, 37(131), 351–369. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/361

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