Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos

Auteurs-es

  • Alice Vieira Faculdade de Educação - USP

Mots-clés :

Leitura, Literatura, Currículos, Escolas

Résumé

O artigo apresenta as propostas oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o ensino de literatura nas escolas, analisando os diferentes posicionamentos teóricos de seus autores e o contexto histórico-social em que foram elaboradas. O panorama geral que se observa no levantamento dessas propostas aponta para uma mudança significativa na maneira pela qual a disciplina de língua portuguesa deve ser examinada e ensinada pelo professor, priorizando os objetivos de ensino em detrimento das tradicionais listas de conteúdo. Como conseqüência imediata dessa mudança, há um novo enfoque do ensino de língua a partir de uma concepção psicossocial, sem a divisão do ensino por frentes: gramática, (história) da literatura e redação. No entanto, verifica-se ainda uma grande lacuna entre as metas desses documentos oficiais e a realidade vivenciada pela maioria das escolas e professores brasileiros, uma vez que a ratificação da importância do ensino de literatura na formação de alunos leitores não garante aos educadores conhecimento e um saber-fazer que propicie um ensino de literatura inserido nos estudos de linguagem. Tendo em vista essa peculiaridade do ensino de literatura no Brasil, o levantamento realizado busca destacar as diferenças entre um documento e outro, ao mesmo tempo em que se comenta a situação vivenciada por alunos no período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alice Vieira, Faculdade de Educação - USP

Téléchargements

Publié-e

2008-08-31

Comment citer

Vieira, A. (2008). Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 441–458. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/313

Numéro

Rubrique

Outros Temas