Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos

Autores/as

  • Alice Vieira Faculdade de Educação - USP

Palabras clave:

Leitura, Literatura, Currículos, Escolas

Resumen

O artigo apresenta as propostas oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre o ensino de literatura nas escolas, analisando os diferentes posicionamentos teóricos de seus autores e o contexto histórico-social em que foram elaboradas. O panorama geral que se observa no levantamento dessas propostas aponta para uma mudança significativa na maneira pela qual a disciplina de língua portuguesa deve ser examinada e ensinada pelo professor, priorizando os objetivos de ensino em detrimento das tradicionais listas de conteúdo. Como conseqüência imediata dessa mudança, há um novo enfoque do ensino de língua a partir de uma concepção psicossocial, sem a divisão do ensino por frentes: gramática, (história) da literatura e redação. No entanto, verifica-se ainda uma grande lacuna entre as metas desses documentos oficiais e a realidade vivenciada pela maioria das escolas e professores brasileiros, uma vez que a ratificação da importância do ensino de literatura na formação de alunos leitores não garante aos educadores conhecimento e um saber-fazer que propicie um ensino de literatura inserido nos estudos de linguagem. Tendo em vista essa peculiaridade do ensino de literatura no Brasil, o levantamento realizado busca destacar as diferenças entre um documento e outro, ao mesmo tempo em que se comenta a situação vivenciada por alunos no período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Vieira, Faculdade de Educação - USP

Publicado

2008-08-31

Cómo citar

Vieira, A. (2008). Formação de leitores de literatura na escola brasileira: caminhadas e labirintos. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 441–458. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/313

Número

Sección

Outros Temas