Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva

Auteurs-es

  • Elena Maria Mallmann Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Mots-clés :

Pesquisa Educacional, Pesquisa-ação, Metodologia, Pesquisa Qualitativa

Résumé

 

Problematizam-se situações-limite metodológicas no âmbito do desenvolvimento de pesquisa-ação como tipologia de pesquisa qualitativa em educação. Apresenta-se proposição de procedimento teórico-metodológico de pesquisa-ação sistematizada em três matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora – MDP –; Matriz Temático-Organizadora – MTO –; e Matriz Temático-Analítica – MTA. São destacados exemplos das três matrizes, discutindo passo a passo seu processo de implementação. Sinaliza-se o potencial teórico-metodológico da MDP, MTO e MTA nas etapas de elaboração da preocupação temática, coleta/produção de dados, análise e proposição conceitual (conclusões) em projetos de pesquisa-ação educacional no enfoque da abordagem qualitativa.

 

 

 

 

 

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Biographie de l'auteur-e

Elena Maria Mallmann, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

 

 

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Publié-e

2015-03-31

Comment citer

Mallmann, E. M. (2015). Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 76–98. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3088

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