A beleza das meninas nas “dicas da Barbie”

Auteurs-es

  • Ivana Guilherme Simili Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil
  • Michely Calciolari Souza Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mots-clés :

Educação, Meninas, Barbie, Beleza

Résumé

A noção de beleza na infância e as práticas de embelezamento direcionadas às meninas foram analisadas a partir das dicas da Barbie, veiculadas no livro de Fabiane Ariello (2007). Nas orientações da boneca, encontramos materiais escritos e visuais que permitiram dimensionar as produções de significados para o que é ser bela e como tornar-se bela. Nelas, vislumbramos os trânsitos entre as condutas de cuidados estéticos e o consumo de bens e produtos da moda, em específico de serviços relacionados às aparências e de artefatos/objetos da indústria cosmética. Tais artefatos indicam um padrão de beleza que interfere na construção da identidade de gênero e na educação das meninas no período da infância. 

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ivana Guilherme Simili, Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Professora de Metodologia da Pesquisa e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringa (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Michely Calciolari Souza, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Références

AREND, Silvia Fávero. Trabalho, escola e lazer. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012. p. 65-83.

ARIELLO, Fabiane. Dicas de beleza da Barbie. São Paulo: Fundamento, 2007.’

BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Tradução Lúcia Olinto. São Paulo: Rocco, 2003.

BURKE, Peter. Modernidade, cultura e estilos de vida. In: BUENO, Maria Lucia; CAMARGO, Luiz Octávio (Org.). Cultura e estilos de vida na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2008.

BONADIO, Maria Claudia. As modelos negras na publicidade de moda no Brasil dos anos 1960. In: COLÓQUIO DE MODA, 6., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2010. CD-ROM.

BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GERBER, Robin. Barbie e Ruth: a história da mulher que criou a boneca mais famosa do mundo e fundou a maior empresa de brinquedos do século XX. São Paulo: Ediouro, 2009.

GUIZZO, Bianca Salazar. Gender, body, and beautification: girls learning femininity in Brazil. Revista Ártemis, João Pessoa, v. 13, p. 110-118, jan./jul. 2012.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, Campinas, v. 19, n. 2, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072008000200003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: nov. 2013.

LUCA, Tania Regina de. Mulher em revista. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012. p. 448-468.

MOUTINHO, Maria Rita; VALENÇA, Máslova Teixeira. A moda no século XX. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005.

O’SICKEY, Ingeborg Majer. A revista Barbie e a utilização estética do corpo das meninas. In: BENSTOCK, Shari; FERRISS, Suzanne (Org.). Por dentro da moda. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. p. 31-45.

ROVERI, Fernanda Theodoro. A boneca mais chique é um choque: considerações acerca da educação de meninas. Campinas, SP: [s.n], 2004.

______. Barbie: tudo o que você quer ser...: ou considerações sobre a educação de meninas. Campinas, SP: [s.n], 2008.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Sempre bela. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Org.). Nova história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2012. p. 105-125.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Consumir é ser feliz. In: OLIVEIRA, Ana Claudia; CASTILHO, Kathia (Org.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p. 57-66.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Cuidados de si e embelezamento feminino: Fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995. p. 121-139.

SIMILI, Ivana G. A primeira-dama Maria Thereza Goulart e a valorização da estética nacional. História e Cultura, Franca-SP, v. 3, n. 1, p. 276-298, 2014. Disponível em: <http://periodicos.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/993>. Acesso em: maio 2014.

SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira; FARIA, Aline Almeida de. Corpo, saúde e beleza: representações sociais nas revistas femininas. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 3, n. 9, p. 171-188, mar. 2007. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/95/96>. Acesso em: fev. 2013.

ZIMMERMANN, Maíra. Jovem Guarda: moda, música e juventude. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.

Publié-e

2015-03-31

Comment citer

Simili, I. G., & Souza, M. C. (2015). A beleza das meninas nas “dicas da Barbie”. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 200–217. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2878

Numéro

Rubrique

Articles