Levantamento temático em Cadernos de Pesquisa: processos de alfabetização e analfabetismo

Auteurs-es

  • Tatiana Arnaud Cipiniuk

Mots-clés :

Analfabetismo, Alfabetização, Pesquisa Educacional

Résumé

Propõe-se neste artigo um exercício de análise das representações por pesquisadores do processo de alfabetização ou do analfabetismo com base em um levantamento temático e bibliográfico de artigos publicados em Cadernos de Pesquisa, da Fundação Carlos Chagas. A análise abarca um período de 40 anos, desde o primeiro exemplar da revista, lançado em 1971, até o exemplar CP142, de 2011. Por essa abordagem procura-se dimensionar o investimento do trabalho social baseado em determinada demarcação temporal e erigido em princípios de ordenação da alfabetização e do analfabetismo como um fenômeno social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2014-06-09

Comment citer

Cipiniuk, T. A. (2014). Levantamento temático em Cadernos de Pesquisa: processos de alfabetização e analfabetismo. Cadernos De Pesquisa, 43(150), 1026–1041. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2693

Numéro

Rubrique

Outros Temas