A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola

Auteurs-es

  • Inés Dussel Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina

Mots-clés :

Escola, Cidadania, Currículo, Cultura

Résumé

Neste artigo, gostaríamos de propor algumas reflexões em torno do que se percebe como crise da transmissão escolar. Mais especificamente, interessa-nos o que decorre da discussão sobre a cultura comum que a escola deve transmitir, tendo em vista que essa instituição está voltada para a formação do núcleo de referências comuns que permite ao aluno se integrar à sociedade nacional e se converter em cidadão. Hoje, tanto a ideia de "cultura comum" como a própria noção de tradição e reprodução cultural parecem sob assédio. Em primeiro lugar, esse assédio tem a ver com o declínio das humanidades modernas como centro de referência da cultura comum - um declínio que já tem mais de um século. Em segundo lugar, está ocorrendo uma transformação profunda da ideia de tradição e reprodução cultural, bem como das formas com que estas se realizam. Ambos os elementos são discutidos no artigo. Por último, para retomar a ideia de transmissão da cultura comum na escola, sugerem-se alguns critérios que levem em conta os questionamentos e desafios da construção de uma tradição nas presentes condições.

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Biographie de l'auteur-e

Inés Dussel, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina

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Publié-e

2009-08-20

Comment citer

Dussel, I. (2009). A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 351–365. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/227

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