A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola

Authors

  • Inés Dussel Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina

Keywords:

Escola, Cidadania, Currículo, Cultura

Abstract

Neste artigo, gostaríamos de propor algumas reflexões em torno do que se percebe como crise da transmissão escolar. Mais especificamente, interessa-nos o que decorre da discussão sobre a cultura comum que a escola deve transmitir, tendo em vista que essa instituição está voltada para a formação do núcleo de referências comuns que permite ao aluno se integrar à sociedade nacional e se converter em cidadão. Hoje, tanto a ideia de "cultura comum" como a própria noção de tradição e reprodução cultural parecem sob assédio. Em primeiro lugar, esse assédio tem a ver com o declínio das humanidades modernas como centro de referência da cultura comum - um declínio que já tem mais de um século. Em segundo lugar, está ocorrendo uma transformação profunda da ideia de tradição e reprodução cultural, bem como das formas com que estas se realizam. Ambos os elementos são discutidos no artigo. Por último, para retomar a ideia de transmissão da cultura comum na escola, sugerem-se alguns critérios que levem em conta os questionamentos e desafios da construção de uma tradição nas presentes condições.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Inés Dussel, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – Argentina

Published

2009-08-20

How to Cite

Dussel, I. (2009). A transmissão cultural assediada: metamorfoses da cultura comum na escola. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 351–365. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/227

Issue

Section

Issues in Focus