Os planos de desenvolvimento da educação e o planejamento econômico e social
Mots-clés :
Desenvolvimento da educação, Planejamento econômico, Custo da educação, Planejamento social, Sistema de educaçãoRésumé
Os planos de desenvolvimento econômico e social que se elaboram em um número cada vez maior de países definem, a prazo mais ou menos longo, a evolução possível do conjunto das atividades nacionais e, para atingir os objetivos estabelecidos, esforçam-se por disciplinar e racionalizar os trabalhos nos diferentes setores da produção de bens e serviços. Conforme o país e o caráter de seu regime econômico, os objetivos do plano são mais, ou menos, imperativos ou indicativos. De fato, não obstante as terminologias diferentes, Oe métodos de elaboração dos planos não são basicamente diferentes e acresce que os planejadores empregam, hoje em dia, uma linguagem amplamente internacional. De modo, os educadores não só estão pouco familiarizados com esses métodos e com essa linguagem - o que, para a maioria deles, é perfeitamente natural - como também experimentam certa hesitação diante de trabalhos que lhes parecem referir-se, essencialmente, à produção de bens materiais e, muito pouco, ao setor da educação e da cultura ao qual se consagram. Na verdade, como veremos mais adiante, justamente devido às técnicas que empregam - de modo especial, as da contabilidade nacional - a às estreitas interrelações que ligam todos fatores do desenvolvimento, os planificadores são obrigados a incluir em seus planos todos os aspectos da vida econômica, social e cultural do país; suas previsões, portanto, são uma condição necessária ao desenvolvimento do sistema escolar e universitário.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).