Avaliação de um programa de informação escolar profissional
Mots-clés :
Escolas profissionais, Orientação profissional, Ensino de 1º e 2º grausRésumé
A presente investigação representa um estudo de eficiência de um particular programa de divulgação de informações escolares e profissionais, tendo em vista a crescente divulgação de tais informações entre alunos das escolas de primeiro e segundo grau com o objetivo de auxiliá-los a racionalizar suas escolhas vocacionais. Conduzido como uma "pesquisa em ação", sob a forma de um experimento, envolveu a participação de uma amostra de 290 alunos de ambos os sexos, oriundos de famílias de nível socioeconômico médio ou inferior, com idades variando entre 14 e 19 anos, e concentrações nas faixas etárias de 14 a 15 anos e 17 a 18 anos. A amostra foi retirada aleatoriamente da população da 8ª série de primeiro grau que, em 1973, freqüentava duas escolas de características semelhantes na cidade de São Paulo e subdividida em três grupos, sendo um experimental e dois controle. O tratamento experimental consistiu na apresentação sistemática de informações escolares e ocupacionais sobre dezesseis profissões selecionadas. Esta apresentação se fez através de monografias e palestras de profissionais, num período de onze semanas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os alunos submetidos ao programa apresentam ganho significativo no conhecimento a respeito de profissões, tendendo a ampliar seu conjunto de preferências ocupacionais e, em certa medida, o conjunto de profissões que constituem sua hierarquia de expectativas ocupacionais. Aparentemente o programa não tem efeito significativo sobre outras mudanças que ocorrem em ambas as hierarquias, ou nas escolhas vocacionais dos alunos da 8 série do primeiro grau.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 1974
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).