Avaliação de um programa de informação escolar profissional

Auteurs-es

  • Celso João Ferretti

Mots-clés :

Escolas profissionais, Orientação profissional, Ensino de 1º e 2º graus

Résumé

A presente investigação representa um estudo de eficiência de um particular programa de divulgação de informações escolares e profissionais, tendo em vista a crescente divulgação de tais informações entre alunos das escolas de primeiro e segundo grau com o objetivo de auxiliá-los a racionalizar suas escolhas vocacionais. Conduzido como uma "pesquisa em ação", sob a forma de um experimento, envolveu a participação de uma amostra de 290 alunos de ambos os sexos, oriundos de famílias de nível socioeconômico médio ou inferior, com idades variando entre 14 e 19 anos, e concentrações nas faixas etárias de 14 a 15 anos e 17 a 18 anos. A amostra foi retirada aleatoriamente da população da 8ª série de primeiro grau que, em 1973, freqüentava duas escolas de características semelhantes na cidade de São Paulo e subdividida em três grupos, sendo um experimental e dois controle. O tratamento experimental consistiu na apresentação sistemática de informações escolares e ocupacionais sobre dezesseis profissões selecionadas. Esta apresentação se fez através de monografias e palestras de profissionais, num período de onze semanas. Os resultados obtidos permitiram verificar que os alunos submetidos ao programa apresentam ganho significativo no conhecimento a respeito de profissões, tendendo a ampliar seu conjunto de preferências ocupacionais e, em certa medida, o conjunto de profissões que constituem sua hierarquia de expectativas ocupacionais. Aparentemente o programa não tem efeito significativo sobre outras mudanças que ocorrem em ambas as hierarquias, ou nas escolhas vocacionais dos alunos da 8 série do primeiro grau.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Celso João Ferretti

Téléchargements

Publié-e

1974-12-30

Comment citer

Ferretti, C. J. (1974). Avaliação de um programa de informação escolar profissional. Cadernos De Pesquisa, (11), 3–20. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1845

Numéro

Rubrique

Articles