Alfabetização: um problema interdisciplinar
Mots-clés :
Interdisciplinaridade, Psicologia, Pedagogia, AlfabetizaçãoRésumé
A publicação destes CADERNOS DE PESQUISA é uma das atividades do Departamento de Pesquisas Educacionais, recentemente instalado pela fundação Carlos Chagas. Em funcionamento deste agosto último, essa nova unidade desenvolverá, com maior amplitude, os trabalhos de pesquisa no campo de educação que já vinham sendo realizados em decorrência, ou complementarmente, as atividades de seleção de recursos humanos em que se empenham a Fundação Carlos Chagas. A disponibilidade de recursos especialmente destinados a pesquisa educacional permitiu constituir uma equipe de pessoas de alta qualificação profissional e estabelecer a infra-estrutura adequada ao desenvolvimento de uma série de projetos de grande interesse dentro da atualidade da educação no país. A diversificação de especializações dos membros dessa equipe proporciona a oportunidade de um trabalho de cooperação interdisciplinar, do maior interesse nesse campo. O trabalho publicado neste número é colaboração de uma das pesquisadoras que integram a equipe do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. A Dra. Ana Maria Poppovic, com grande oportunidade para os objetivos destes CADERNOS, discute, neste artigo, a questão da necessidade de colaboração entre psicólogos e pedagogos para o enfoque e a analise dos problemas de educação, fundamentando seu ponto de vista com uma pesquisa a respeito das relações entre o processo de alfabetização de crianças e sua maturidade e inteligência.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).