Alfabetização: um problema interdisciplinar
Keywords:
Interdisciplinaridade, Psicologia, Pedagogia, AlfabetizaçãoAbstract
A publicação destes CADERNOS DE PESQUISA é uma das atividades do Departamento de Pesquisas Educacionais, recentemente instalado pela fundação Carlos Chagas. Em funcionamento deste agosto último, essa nova unidade desenvolverá, com maior amplitude, os trabalhos de pesquisa no campo de educação que já vinham sendo realizados em decorrência, ou complementarmente, as atividades de seleção de recursos humanos em que se empenham a Fundação Carlos Chagas. A disponibilidade de recursos especialmente destinados a pesquisa educacional permitiu constituir uma equipe de pessoas de alta qualificação profissional e estabelecer a infra-estrutura adequada ao desenvolvimento de uma série de projetos de grande interesse dentro da atualidade da educação no país. A diversificação de especializações dos membros dessa equipe proporciona a oportunidade de um trabalho de cooperação interdisciplinar, do maior interesse nesse campo. O trabalho publicado neste número é colaboração de uma das pesquisadoras que integram a equipe do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. A Dra. Ana Maria Poppovic, com grande oportunidade para os objetivos destes CADERNOS, discute, neste artigo, a questão da necessidade de colaboração entre psicólogos e pedagogos para o enfoque e a analise dos problemas de educação, fundamentando seu ponto de vista com uma pesquisa a respeito das relações entre o processo de alfabetização de crianças e sua maturidade e inteligência.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).