Estudo sobre estereótipos sexuais nas percepções dos pais em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos
Mots-clés :
Estereótipos, Papéis sexuais, Psicologia do desenvolvimento, Comportamento sexualRésumé
Procurou-se verificar a existência de estereótipos sexuais nas percepções de pais e mães em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos. O instrumento utilizado foi uma escala tipo Likert (5 pontos) com vinte e quatro itens. A maioria dos itens foram retirados do Sex-Role Questionnaire desenvolvido por Irge K. Broverman e colaboradores (1972) e referiam-se a comportamentos e atitudes consideradas típicos de cada sexo. Os resultados mostraram que pais e mães têm percepções diferentes de meninos e meninas nos itens relativos a características de ser prestativo, ter interesse pela vida familiar ou por aventuras fora de casa, e a comportamentos de liderança, dependência, competição e agressividade. Em geral, há maior estereotipia sexual nas percepções dos pais do que nas das mães.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 1976
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).