Enriquecimento verbal em crianças marginalizadas

Auteurs-es

  • Euza Maria de Rezende Bonamigo
  • Nilva Carmen Postal Bristoti

Mots-clés :

Crianças marginalizadas, Comunicação verbal, Análise qualitativa, Rendimento escola

Résumé

O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da estimulação verbal sobre o vocabulário e sobre o aproveitamento escolar de crianças marginalizadas. Serviram como sujeitos do experimento 18 crianças de 1ª série de um Grupo Escolar de bairro pobre de Porto Alegre, com idades entre 6 a 9 anos, de ambos os sexos. Foram formados dois grupos, ao acaso, sendo um GE e um GC. Os sujeitos foram submetidos a pré e pós-teste que constava da emissão livre de palavras durante 5 minutos e da descrição de uma gravura. O programa de treinamento foi aplicado coletivamente e incluía exercícios de discriminação, conversação livre, estórias apresentadas através de discos e slides, descrição de gravuras e estórias contadas pelas crianças. Havia liberação de reforço verbal positivo contingente às respostas adequadas. Foram realizadas 20 sessões de treinamento, num total de 10 horas de trabalho. Para comparar o número de palavras emitidas no pré e pós-teste usou-se o teste dos sinais, tendo-se verificado que, enquanto no GE não se encontraram diferenças significativas entre pré e pós-teste, no GC estas diferenças ocorreram, mas no sentido de piora. Em outras palavras, se o GE não evidenciou melhora, o GC, sem treinamento, regrediu. A comparação do pós-teste do GE versus GC foi feita através do teste U de Mann-Whiteney, tendo-se encontrado diferenças significativas entre os grupos, favorecendo o GE. Os dados relativos a aproveitamento escolar, repetência e evasão não foram suficientes para se estabelecerem conclusões quanto ao êxito do programa.

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Bibliographies de l'auteur-e

Euza Maria de Rezende Bonamigo

Nilva Carmen Postal Bristoti

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Publié-e

1978-03-31

Comment citer

Bonamigo, E. M. de R., & Bristoti, N. C. P. (1978). Enriquecimento verbal em crianças marginalizadas. Cadernos De Pesquisa, (24), 25–39. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1700

Numéro

Rubrique

Pesquisa