Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória
Mots-clés :
Treinamento de professores, ComportamentoRésumé
Vinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqüências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Análise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variáveis dependentes do SOAL, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variáveis: A/P, P+/-, P Q/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuíram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas por meio de "ganhos" nos valores das razões resultantes das observações de pré e pós tratamento.Téléchargements
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© Cadernos de Pesquisa 1979
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