Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida

Auteurs-es

  • Maria Clotilde Rossetti Ferreira

Mots-clés :

Cultura, Desenvolvimento cognitivo, Nutrição, Desenvolvimento da criança, Dados estatísticos, Relações sociais, Desnutrição, Rendimento escolar

Résumé

O desenvolvimento psicológico da criança e sua integração no mundo social se faz por meio de um processo complexo, no qual interferem vários fatores biológicos, socioeconômicos e culturais, em contínua interação. Este artigo procura analisar esse processo, a partir da pressuposição básica de que tanto fatores biológicos, tais como desnutrição e/ou traumas perinatais, como condições socioeconômicas difíceis, afetam o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida por dificultar ou impedir o estabelecimento e a manutenção de uma relação sintômica, sincrônica e recíproca entre a criança e uma ou mais pessoas estáveis de seu mundo social. As condições precárias de vida das famílias de baixa renda as obrigam a enfrentam uma série de problemas socioeconômicos e de saúde. Nestas circunstâncias, a criança terá dificuldades para encontrar em seu ambiente imediato alguma pessoa disponível e preparada para sintonizar com ela, capaz de perceber, estimular e responder a seus comportamentos. Ao mesmo tempo, crianças nascidas nesse ambiente, devido à desnutrição e outras condições orgânicas, são em geral biologicamente menos aptas a serem estimulantes e responsáveis àqueles que delas cuidam. Tais crianças mostram apatia, irritabilidade e pouco interesse em relação ao ambiente social. Seu comportamento é, com freqüência, mais desorganizado e imprevisível do que o de crianças-controle, requerendo um esforço especial, por parte dos outros, para estabelecer e manter com elas uma interação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

1979-06-30

Comment citer

Rossetti Ferreira, M. C. (1979). Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida. Cadernos De Pesquisa, (29), 37–48. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1683

Numéro

Rubrique

Pesquisa