Interação entre fatores biológicos, socioeconômicos e culturais no desenvolvimento mental e desempenho escolar da criança desnutrida
Keywords:
Cultura, Desenvolvimento cognitivo, Nutrição, Desenvolvimento da criança, Dados estatísticos, Relações sociais, Desnutrição, Rendimento escolarAbstract
O desenvolvimento psicológico da criança e sua integração no mundo social se faz por meio de um processo complexo, no qual interferem vários fatores biológicos, socioeconômicos e culturais, em contínua interação. Este artigo procura analisar esse processo, a partir da pressuposição básica de que tanto fatores biológicos, tais como desnutrição e/ou traumas perinatais, como condições socioeconômicas difíceis, afetam o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida por dificultar ou impedir o estabelecimento e a manutenção de uma relação sintômica, sincrônica e recíproca entre a criança e uma ou mais pessoas estáveis de seu mundo social. As condições precárias de vida das famílias de baixa renda as obrigam a enfrentam uma série de problemas socioeconômicos e de saúde. Nestas circunstâncias, a criança terá dificuldades para encontrar em seu ambiente imediato alguma pessoa disponível e preparada para sintonizar com ela, capaz de perceber, estimular e responder a seus comportamentos. Ao mesmo tempo, crianças nascidas nesse ambiente, devido à desnutrição e outras condições orgânicas, são em geral biologicamente menos aptas a serem estimulantes e responsáveis àqueles que delas cuidam. Tais crianças mostram apatia, irritabilidade e pouco interesse em relação ao ambiente social. Seu comportamento é, com freqüência, mais desorganizado e imprevisível do que o de crianças-controle, requerendo um esforço especial, por parte dos outros, para estabelecer e manter com elas uma interação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).