Propostas educacionais das instituições de menores carentes no estado de São Paulo

Auteurs-es

  • Walter E. Garcia

Mots-clés :

Crianças, Pobreza, São Paulo, Instituições sociais, Orientação educacional, Marginalização, Meio social.

Résumé

Baseado em sua experiência de trabalho na FEBEM - Fundação Estadual de Bem Estar do Menor, o autor descreve e analisa as principais características da orientação pedagógica predominante nas instituições assistenciais que atendem o menor carente. Isolando o menor de seu ambiente, de forma anão levar em consideração o contexto social que produz sua marginalização, educando-o em função de ideais ultrapassados, não lhe fornecendo o tipo de profissionalização desejado, essas instituições acabam colocando em prática uma educação repressiva e estigmatizadora. O artigo termina sugerindo algumas diretrizes que deveriam ser adotadas na área de atendimento ao menor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Walter E. Garcia

Téléchargements

Publié-e

1979-12-30

Comment citer

Garcia, W. E. (1979). Propostas educacionais das instituições de menores carentes no estado de São Paulo. Cadernos De Pesquisa, (31), 81–85. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1669

Numéro

Rubrique

Articles