Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista
Mots-clés :
Adolescência, Criatividade, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professores, Rio ClaroRésumé
O objetivo deste estudo foi verificar se a criatividade está sendo cogitada como integrante do processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes e de que forma se realiza sua consecução e avaliação nesse processo, na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo. Pretendeu, ainda, analisar os dados em relação a variável de idade e formação do professor das várias áreas de ensino na escola de 1º e 2º graus. Trabalhou-se com amostra de professores de 5ª a 8ª séries do ensino de 1º grau e todo o ensino de 2º grau não profissionalizante no ano de 1974, quando ainda não havia sido implantada a reforma prevista pela lei 5.692/71. Os dados foram obtidos mediante uso de formulário. Os resultados indicam que: a criatividade é preocupação restrita entre os professores dos adolescentes, somando um total aproximado de 17%; as escolas todas apresentam tendência para ensino centrado em pensamento convergente, cognição e memorização, com porcentagens que variam de 50% até quase 100%, atuando de forma desequilibrada se considerarmos a formação integral do adolescente; as áreas de ensino se apresentam diferenciadas no que se refere aos objetivos; a idade e a formação dos professores não parecem ser fatores que interfiram na sua atuação; existe quase total incoerência entre os objetivos de criatividade selecionados e procedimentos usados para sua consecução; existe incoerência entre objetivos e procedimentos de avaliação, quando os objetivos são de criatividade.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 1980

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).