Universidade: sinal fechado
Mots-clés :
Ensino superior, Condições sociais, Estudantes, EscolarizaçãoRésumé
O principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).