Universidade: sinal fechado

Autores/as

  • Silke Weber

Palabras clave:

Ensino superior, Condições sociais, Estudantes, Escolarização

Resumen

O principal objetivo deste trabalho é a análise da forma pela qual estudantes universitários, provenientes de diferentes classes sociais, percebem e incorporam ao seu projeto profissional e à própria universidade as alterações em processo na sociedade brasileira, no que se refere às formas de recrutamento da força de trabalho e de sua hierarquização. Um questionário com perguntas abertas foi aplicado a estudantes que, no 1º semestre de 1974, cursavam o ciclo geral da Universidade Federal de Pernambuco. A principal tônica do discurso produzido pelos estudantes, com nuances conforme a classe social, foi a postura de que a aquisição de determinadas competências define o acesso a objetos indicadores de certas posições sociais. O papel dos dons e méritos pessoais subsiste, agora não mais apenas dependentes do empenho individual, como também de sua legitimação por parte de uma instituição educacional que confere os mais altos níveis de escolaridade.

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Biografía del autor/a

Silke Weber

Publicado

1980-05-31

Cómo citar

Weber, S. (1980). Universidade: sinal fechado. Cadernos De Pesquisa, (33), 3–28. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1630

Número

Sección

Artículos