Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação?

Auteurs-es

  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Mots-clés :

Alunos, Democratização do Ensino, Pais, Repetência

Résumé

O objetivo do artigo é analisar a opinião de pais e alunos sobre a progressão continuada e a reprovação escolar. A pesquisa de campo, realizada em duas escolas municipais de São Paulo, teve duração de um ano letivo. Os dados foram coletados por meio de observação do cotidiano escolar e de entrevistas semiestruturadas com 56 pais e alunos, e organizados em categorias temáticas, de acordo com Bardin (2004). Duas questões centrais pautaram a pesquisa: Por que a maioria dos pais e dos alunos é contra a progressão continuada? Como construíram essa forma de pensar? A crença de que a reprovação exerce uma pressão “salutar” sobre os alunos que, por temor de perder o ano, estudariam mais e se sentiriam obrigados a ter bom comportamento e dedicação aos estudos, foi preponderante entre os sujeitos. Como as experiências escolares dos sujeitos não confirmam tais efeitos da reprovação anual, questionou-se por que eles continuam pensando assim? Os depoimentos sugerem, entre outros aspectos, que os entrevistados se apropriaram do discurso dominante, contrário às políticas de não reprovação anual, sem refletir criticamente sobre suas próprias experiências de escolarização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2010-12-31

Comment citer

Jacomini, M. A. (2010). Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação?. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 895–919. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/153

Numéro

Rubrique

Outros Temas