Avaliação da educação básica no nordeste brasileiro: estudo do rendimento escolar na zona rural

Autores

  • Cláudia Davis
  • Mary Júlia Martins Dietzsch

Palavras-chave:

Ensino de 1º grau, Avaliação da educação, Zona rural, Rendimento escolar, Nordeste

Resumo

Neste trabalho são discutidos os dados referentes ao desempenho escolar de alunos da zona rural dos três estados (Ceará, Piauí e Pernambuco) que fazem parte do projeto de avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino no Meio Rural do Nordeste (Edurural). A amostra abrangia alunos de 2ª e 4ª série que freqüentavam escolas que pertenciam a municípios atingidos ou não pelos insumos do projeto. Para avaliar a qualidade do ensino oferecido pela escola rural foram elaboradas provas que abrangiam conteúdos mínimos nas áreas de Português e Matemática e que já deveriam ter sido dominados por todos os alunos ao final de cada uma das séries escolhidas. Os resultados mostraram que o desempenho geral dos alunos ficou muito aquém do mínimo esperado tanto na 2ª como na 4ª série, nas duas disciplinas avaliadas. A situação, em Matemática foi ainda mais crítica do que aquela obtida em Português. A discussão dos resultados acima, sem desconsiderar o impacto das variáveis de natureza sócio-econômico-político-cultural, centra-se na figura do professor da zona rural, sua formação e atuação profissional.

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Biografia do Autor

Cláudia Davis

Mary Júlia Martins Dietzsch

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Publicado

31-08-1983

Como Citar

Davis, C., & Dietzsch, M. J. M. (1983). Avaliação da educação básica no nordeste brasileiro: estudo do rendimento escolar na zona rural. Cadernos De Pesquisa, (46), 5–15. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1496

Edição

Seção

Artigos