A criança marginalizada para os Piagetianos brasileiros: deficiente ou não?

Auteurs-es

  • Maria Helena Souza Patto

Mots-clés :

Crianças marginalizadas, Desenvolvimento cognitivo, Pobreza, Escolas públicas

Résumé

Este artigo nasceu da constatação da existência, na literatura educacional brasileira, de conclusões opostas a respeito das características cognitivas das crianças das classes populares quando examinadas à luz da teoria piagentiana. Após o resumo das principais afirmações sobre as capacidades destas crianças nos trabalhos realizados em dois centros de pesquisa têm na epistemologia de Jean Piaget seu ancoramento teórico, são formuladas algumas questões, com o objetivo de incentivar um debate entre os pesquisadores discordantes, de modo a avançar os conhecimentos sobre grande parcela das crianças brasileiras que freqüentam as escolas públicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Helena Souza Patto

Téléchargements

Publié-e

1984-11-30

Comment citer

Patto, M. H. S. (1984). A criança marginalizada para os Piagetianos brasileiros: deficiente ou não?. Cadernos De Pesquisa, (51), 3–11. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1456

Numéro

Rubrique

Articles