A teoria da administração educacional: ciência e ideologia

Auteurs-es

  • Acácia Zeneida Kuenzer Zung

Mots-clés :

Administração escolar, Teoria, Ideologia

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar a gênese e a evolução da teoria da administração escolar, a partir da origem histórica da teoria geral de administração. Pretende-se, desta forma, demonstrar que os pressupostos sobre os quais ela foi construíída têm sua origem nas necessidades próprias do desenvolvimento capitalista: o controle externo à ação, determinado pela divisão do trabalho, tendo em vista a reprodução ampliada do capital. Analisam-se os limites e as possibilidades da teoria em questão, concluindo-se da necessidade de superar a versão do especialista em administração derivada da transposição da lógica empresarial para a escola, desviando-se o foco da organização para a educação, e do técnico para o político.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Acácia Zeneida Kuenzer Zung

Téléchargements

Publié-e

1984-02-29

Comment citer

Zung, A. Z. K. (1984). A teoria da administração educacional: ciência e ideologia. Cadernos De Pesquisa, (48), 39–46. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1411

Numéro

Rubrique

Articles