A teoria da administração educacional: ciência e ideologia

Autores/as

  • Acácia Zeneida Kuenzer Zung

Palabras clave:

Administração escolar, Teoria, Ideologia

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar a gênese e a evolução da teoria da administração escolar, a partir da origem histórica da teoria geral de administração. Pretende-se, desta forma, demonstrar que os pressupostos sobre os quais ela foi construíída têm sua origem nas necessidades próprias do desenvolvimento capitalista: o controle externo à ação, determinado pela divisão do trabalho, tendo em vista a reprodução ampliada do capital. Analisam-se os limites e as possibilidades da teoria em questão, concluindo-se da necessidade de superar a versão do especialista em administração derivada da transposição da lógica empresarial para a escola, desviando-se o foco da organização para a educação, e do técnico para o político.

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Biografía del autor/a

Acácia Zeneida Kuenzer Zung

Publicado

1984-02-29

Cómo citar

Zung, A. Z. K. (1984). A teoria da administração educacional: ciência e ideologia. Cadernos De Pesquisa, (48), 39–46. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1411

Número

Sección

Artículos