Por uma revisão do conceito de racionalidade na administração universitária brasileira
Mots-clés :
Administração, Ensino Superior, Democratização da educaçãoRésumé
Debate-se a crise da universidade brasileira e o papel da administração nesse processo. A visão racional da administração universitária é considerada como um dos fatores constitutivos da crise. Discutem-se teórica e criticamente os conceitos de racionalidade, irracionalidade, crise e ambigüidade e propõe-se uma revisão desses conceitos, susceptíveis de serem adotados pela administração universitária. Algumas questões poderão se beneficiar da revisão teórica efetuada: as abordagens macro e micro da administração; a participação no processo decisório e a democratização; e a compatibilização da diversidade com a integração. O trabalho conclui apontando ser possível edificar um modelo de administração universitária que, adotando uma visão revista da racionalidade, possa ser parte integrante da superação da crise.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).