A revolução dos normalistas
Mots-clés :
Escola Nova, História da educação, Escola NormalRésumé
O resgate da década de 50 na história da antropologia brasileira traz à luz a constituição de uma rede social de antropólogos, educadores e sociólogos, em torno da figura de Anísio Teixeira. Este grupo empenhou-se na criação de um aparato institucional para a educação e na investigação da realidade social das comunidades para subsidiar uma nova política - no período que veio a ser considerado "os anos de ouro" da educação brasileira. O exame dessa interação entre educação e ciências sociais remonta às décadas anteriores, especialmente aos participantes do movimento pela Escola Nova.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).