O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características

Auteurs-es

  • Maria Helena Souza Patto

Mots-clés :

Fracasso escolar, Evasão escolar, Escolas públicas

Résumé

Se é verdade que o número de pesquisas sobre as causas da repetência e da evasão na escola pública de primeiro grau, em suas primeiras séries, vem crescendo nas últimas duas décadas, é verdade também que esta linha de investigação vem mostrando sinais de cansaço: uma repetida aplicação de um modelo experimental de investigação tem produzido como resultado uma visão reificada da escola e de sua problemática. Mais do que isso, é visível que a crença na menor capacidade da criança pobre para aprender os conteúdos escolares tem sido uma constante nessas pesquisas, tanto mais presente quanto mais a “teoria da carência cultural” se estabelece no pensamento educacional brasileiro a partir do início dos anos setenta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Helena Souza Patto

Téléchargements

Publié-e

1988-05-30

Comment citer

Patto, M. H. S. (1988). O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características. Cadernos De Pesquisa, (65), 72–77. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1198

Numéro

Rubrique

Temas em Debate